Benedito Garcia e a campanha a prefeito em Fartura. 

Hoje vou trazer a tona a história de campanhas a Prefeitura de Fartura.

Nós morávamos na fazenda do Chiquinho Garcia (Francisco Rodrigues de Oliveira), fazenda que ficava a sete Km de Fartura na estrada Fartura Carlópolis, uma reserva de mata nativa, onde tinha, macacos, bugios, pacas, cotia, pássaros, urus, jacus, pássaros verdes, como papagaios, baitacas, tirivas, periquitos, era uma verdadeiras reservas da biodiversidade

Foto: Bugio – macacos existiam naquela mata.

A frente ficava a fazenda de José Garcia Ribeiro, concunhado do Francisco Garcia (Chiquinho), José Garcia pai de José Marcos, e anterior tinha o sitio de Luiz Mingo e ao fundo a fazenda do Pio Garcia e Benedito Garcia e o doutor Álvaro, filhos de Isaque Garcia.

Foto: Local onde moravamos no dia dos fatos.

Feito a descrição do local da fazenda, não mencionei, lembro que entre as espécies que tinha na mata, os bichos peçonhentos, cobra foi encontrado uma  cascavel, e uma cobra perigosa demais que picando pessoas se não matava aleijava o urutu cruzeiro, que em sua cabeça parecia ter uma cruz. Estavam a trinta metros de casa.

As pastagens da fazenda do sr Francisco estavam vazias, o Sr, Benedito Garcia tinha algumas cabeças de gado precisando de pastos, aproximado 100 cabeças de gado.

Estiveram em casa discutindo os termos deste contrato, uma coisa que sei que foi combinado a abertura das cercas das fazendas e transformando em uso comum, pois as rezes tinham espaço  entre as  fazendas, sendo que este uso  foi por dois anos. Tempo suficiente para  engorda e crescimento dos garrotes.

Fiquei triste, pois tinha algumas vacas que eram boas produtoras de leite, no final foram vendidas no lote e não reservaram.
                                        

Foto: Mistura de vaca holandeza com Jerzei produzia 12 litros de leite por ordenha

Nós moradores que ordenhavam estes animais. Entre elas, uma produzia em média 12 litros por ordenha.

Vou voltar ao tema principal desta história que é a candidatura a prefeitura de Fartura.

Nesta reunião em casa estava o vereador Orani Diana, Merques  Alves da Encarnação, também vereador, e o Benedito Garcia Ribeiro, vereador e Francisco Rodrigues  de Oliveira (Chiquinho) e meu pai Felício Rodrigues de Oliveira, e eu claro de longe, pois não era costume ficarmos a espreita vendo a conversa das pessoas, mas eu estava.

Começaram discutindo as estradas vicinais que o prefeito Zizi não estava atendendo e que havia consenço entre os três vereadores, em atender esta demanda, comentavam o comportamento do prefeito Zizi no atendimento ao público. este era o ponto da discórdia e o consenço de todos.                              

Ja via o comportamento de Benedito Garcia  se encaminhando para uma proposição de candidatura a prefeitura de Fartura.

Conversaram umas duas horas, no final o que ocorreu.   Um munícipe, foi reclamar com o Zizi algo de seu interesse. Este estava na rua monitorando obras.

O munícipe ao interpelar o prefeito, este disse categoricamente: Não vou te atender aqui. Só atendo no meu Gabinete.

Foi que o futuro prefeito falou: Benedito Garcia Ribeiro: Munícipe a gente atende até no banheiro.

Foi que o Sr. Merkis falou: Vai ser o nosso futuro prefeito? Riram muito da situação.

O encontro em casa foi para  confraternizar o contrato entre Benedito Garcia Ribeiro e Francisco Rodrigues de Oliveira,  estavam presentes, Merkis (vereador), Orani(vereador), Benedito Garcia também vereador, meu pai Alicio como conheciam, minha mãe Maria que serviu um cafezinho e eu como sempre na espreita.

Isto é a história que presenciei, de quem veio a ser o Prefeito de Fartura em várias Legislatura, considerado por muitos o melhor prefeito de todos os tempos. Hoje é saudade, pois nenhum deles estão presentes entre nós, saudades dos momentos em que vivi e de ter vivido, minha homenagem aos meus pais Alicio e Maria e saudações a Sr. Merkis, Sr Orani, Sr, Benedito Garcia, e Sr Francisco Rodrigues de Oliveira, digo a vocês. Presente.

Jorge Rodrigues de Oliveira

Autor do blog & Escritor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor conteúdo de histórias e
contos antigos do bairro da Barra Seca.

Copyright © 2025 Blog Histórias e Contos da Barra Seca. Todos os direitos reservados.